Como descobrir meus dons ?

10 perguntas para descobrir quem você é e quais são os seus projetos de vida

Como descobrir meus dons?

Anton Watman/Shutterstock

Como é frutífero e satisfatório viver a própria personalidade de maneira genuína, com eu realmente sou! Por outro lado, como é frustrante e estéril quando repetimos padrões ou agimos como máquinas, de forma igual e padronizada.

Todos somos únicos, e desta originalidade surge também um projeto de vida, uma missão própria. O que é muito difícil para uns, pode ser muito agradável para outros. O fato de descobrir os próprios dons, quem sou e qual o sentido da minha vida proporciona equilíbrio e força. Além disso, ajuda na construção harmônica da sociedade.

Mas como descobrir a minha própria originalidade quando parece que todos temos de ser iguais, vestirmos com roupas da moda, assistir aos mesmos programas de televisão, seguir os mesmos costumes? Conheça o seu temperamento, repasse a sua história pessoal, faça perguntas sobre as suas inquietações e dê um tempo a você.

“A vida se compõe de decisões, de acontecimentos (previstos ou casuais), de presentes inesperados, acidentes, sucessos e fracassos, experiências “detonantes” e gratificantes, de amores e desamores… Estes acontecimentos fazem a novela da vida de cada indivíduo. Nela podemos, muitas vezes, intuir uma missão ou tarefa”, explica Guillermo Carmona no livro Meu projeto de vida.

E acrescenta: “Cada um abriga, em seu coração, desejos, sonhos originais, paixões, expectativas e necessidades próprias. Há uma escala de valores, prioridades, preferências objetivas e subjetivas que vão formando um quadro multifacetário, que é a identidade pessoal.”

“Do temperamento, da história pessoal, das inquietudes e das expectativas próprias podemos tirar uma intuição, um sentido, um “para quê”. Não são simples acontecimentos do destino nem casualidades fortuitas”, assegura.

O autor ainda sugere 10 perguntas que você deve se fazer para encontrar o seu projeto de vida:

  1. Quais são suas qualidade mais positivas, seus valores mais destacados que você quer conservar?
  2. Que dimensões de sua personalidade você gostaria de complementar, ou seja, o que você quer adquirir para ser mais harmônico, pleno e feliz?
  3. Qual é a opinião dos outros sobre você?
  4. Quais são os momentos alegres e cheios de realização ou de alegria de que você se recorda em sua vida?
  5. Quais foram os obstáculos mais difíceis que você teve que superar?
  6. Quais são as pessoas que influenciam positiva e decididamente em sua vida?
  7. O que você gostaria que dissessem de você quando você não estiver mais vivo?
  8. Com quais símbolos você se identifica?
  9. Com que traços de algum personagem ou líder da história você se identifica?
  10. 10.Com que realidades do mundo você se preocupa?

 

Anúncios