Dicas para entender melhor os Evangelhos (e rezar com eles)

Apenas 3 passos e um ótimo exemplo para assimilar melhor

Dicas para entender melhor os Evangelhos (e rezar com eles)

Kjetil Kolbjornsrud

Existem diversas formas de meditação da Palavra de Deus. A mais tradicional é a Lectio Divina, dividida em 4 partes: lectio, meditatio, oratio e contemplatio. Deixa eu traduzir este negócio: ler, meditar, orar e contemplar. Este método é usado nos seminários, conventos e mosteiros, e dura, no mínimo, uma hora.
Para o povo de Deus, que trabalha das 6 às 17, e quando chega em casa ainda tem trabalho pra fazer, eu indico um caminho mais simples e que também é eficaz. Apenas três passos! Vou usar o texto da mulher que lavou os pés de Jesus com perfume (Mt 26, 6-13), para que você entenda.
1º PASSO – Escolha um horário fixo (antes do café, antes do almoço, etc.) Só não deixe para “antes de dormir”, porquê é CILADA. Leia o texto. Mas leia com calma, observando as palavras.
2º PASSO – Agora, entre na cena e solte a imaginação. Você está sentando à mesa com Jesus. Imagine o papo que está rolando… as vozes que se misturam, o gosto da comida (uma farofa de cuscuz, ou algo do tipo). Veja como a túnica de Jesus está limpa, bem passada… Foi Nossa Senhora que preparou, para que Ele ficasse bonito no jantar. Os discípulos comem igual Grupo de Jovens após um retiro. As poucas velas em cima da mesa, iluminam o ambiente…
No meio da refeição, entra uma mulher na sala, toda desconfiada. Ela traz nas mãos um vidro de perfume, um dos melhores da época. Todos param e olham para ela, pois a mulher é conhecida por ser pecadora. A fofoca com seu nome já corre solta. Jesus também olha, mas de forma diferente. Um olhar calmo, sem nenhuma surpresa, como quem diz: “Aproxime-se, filha”.
Quando a mulher vê que Jesus está ‘desarmado’, ela se aproxima e derrama todo o perfume em sua cabeça. Imagine agora… o cheiro do perfume invade a casa… sinta o cheiro… Todos ficam assustados com a cena, enquanto Jesus fecha os olhos e abre um sorrisão… A mulher se ajoelha e começa a lavar os pés de Jesus com o perfume e a enxugar com os cabelos, chorando copiosamente. Choro de arrependimento, por todas as besteiras que fez. Os fariseus e discípulos não entendem absolutamente nada. O resto você mesmo irá meditar…
3º PASSO – Leia novamente o texto e observe as palavras de Jesus. Reze em cima destas palavras. Veja o que é preciso mudar em sua vida e, depois, guarde a Bíblia para a meditação de amanhã. Conclua com a Ave-Maria!
É assim que eu faço, e me ajuda bastante. Se achar que este método lhe serve, use sem moderações. Deus te abençoe!
(Gabriel Vila Verde)
Anúncios