Como Se Converter ao Catolicismo

Tornar-se católico é simples, na prática, embora seja uma decisão significativa e demorada. É muito fácil tomar os primeiros passos para entrar na instituição cristã mais antiga do mundo. Saiba que a igreja o espera e irá ajudá-lo na sua jornada.

Parte1

Descubra-se espiritualmente

Imagem intitulada Become Catholic Step 1

  1. Reflita sozinho. Converter-se ao catolicismo mudará a sua vida para sempre. Não é como decidir tornar-se hipster ou assinalar a opção para ser doador de órgãos na carteira de motorista. Essa será uma decisão que se tornará parte de você, portanto não a faça sem ponderação. Sim, no Natal há as luzes brilhantes, mas essa não deve ser a base da sua fé (embora elas sejam belas).

    • Você está familiarizado com os ensinamentos da igreja católica para poder dizer que deseja ser parte dela? Se a resposta for sim, ótimo! Continue lendo e se informando. Se não tiver certeza, procure um amigo ou membro do clero para saber mais. E há sempre a internet disponível!
    • Você acredita que Jesus é o Filho de Deus e o verdadeiro Messias? Você acredita na Santíssima Trindade —Pai, Filho e Espírito Santo? E na Virgem Maria e a transubstanciação? Sim? Perfeito! Vamos em frente.
    Imagem intitulada Become Catholic Step 2
    Leia a Bíblia e o catecismo. O catecismo (você provavelmente sabe o que é a Bíblia, não?) é um conjunto de instruções para cristãos no formato de perguntas e respostas em livros, que pode ser feito sozinho e silenciosamente, ou com um instrutor em um lugar designado pela sua igreja local.

    • É verdade, a Bíblia é muito arcaica, pode ser difícil de ser compreendida e é longa, muito longa! Se não tiver muito tempo disponível, leia Gêneses e os Evangelhos. Com eles, você já terá uma boa noção da história da criação e de Jesus. Além disso, quando conversar com um padre e expressar o seu interesse, ficará claro que você já fez a “tarefa de casa”.
  2. Imagem intitulada Become Catholic Step 3

    Conheça as suas circunstâncias. Caso não possua histórico prévio com a igreja católica, você passará pelo processo citado nesse artigo — conhecido como RICA (Rito de Iniciação Cristã de Adultos) e as celebrações que ocorrem na Vigília Pascal (Batismo, Crisma, etc). Contudo, se já foi batizado, mas não fez as outras celebrações ou tem outros laços prévios com a igreja, então o seu processo pode ser diferente.

    • Se você foi batizado, mas o seu processo de iniciação parou por aí, pode ser que não seja necessário fazer as aulas RICA. Tudo dependerá da sua educação e dos seus desejos. A maioria das pessoas já batizadas passam por um período mais curto de indagação e reflexão, e podem entrar para a igreja em qualquer domingo.[1]

Encontre a igreja certa

  1. Imagem intitulada Become Catholic Step 4

    Visite igrejas católicas locais. Procure nas páginas amarelas da lista telefônica sob “Igrejas, Templos e Instituições Religiosas” ou na sua vizinhança. Essas serão os prédios grandes e bonitos com cruzes em cima, só uma dica. Outra opção é procurar na internet por igrejas e os horários de missas.

    • Encontrar uma igreja é bom, mas encontrar 4 é ainda melhor. Reflita sobre as igrejas como faria com faculdades ou escolas. Todas elas oferecem educação, mas uma será bastante diferente da outra. Uma igreja pode não parecer ser a ideal para você, enquanto outra fará com que se sinta em casa. Se não tiver encontrado uma que satisfaça o que procure, continue procurando.
  2. Imagem intitulada Become Catholic Step 5

    Participe de uma missa. Você não compraria um carro sem antes levá-lo para um test drive, certo? Ir para a missa não é um privilégio do clube da elite católica, portanto, participe! Qualquer um é bem-vindo e ninguém o questionará se decidir ir. Vá com um amigo católico que possa explicar como deve se comportar e o que cada passo da missa significa. Embora você não possa participar da Comunhão ainda, poderá participar de todo o resto. E ninguém notará (ou se importará) que você não foi receber a Eucaristia. A igreja recebe todos.

    • Não deixe que uma missa específica ou igreja influenciem a sua decisão. A maioria das igrejas tem uma boa quantidade de variações na missa. Muitas oferecem missas para adolescentes, com música ou em línguas diferentes correspondendo à comunidade minoritária local. Além disso, a sua apreciação do sermão pode depender do padre que está celebrando aquela missa em especial. Por isso, pesquise! Há várias opções por aí.
  3. Ore. Apenas porque você ainda não é um veterano da igreja católica, não significa que não pode orar. E isso definitivamente não significa que Deus não pode ouvi-lo! Separe alguns momentos do seu dia para orar e veja como é a sensação, se for relaxante ou conectá-lo a algum nível mais profundo, então esse é um ótimo sinal.

    • Você não está necessariamente procurando por respostas ao orar. Converse com alguém lá cima (inclusive os santos! [2]) para mostrar a sua gratidão, pedir ajuda ou apenas para relaxar e aproveitar o momento. É possível fazê-lo em qualquer lugar, hora, através de palavras, pensamentos, canções ou ações
    • .Imagem intitulada Become Catholic Step 6
Parte3

Inicie-se na igreja

Imagem intitulada Become Catholic Step 7

  1. Entre em contato com a secretaria paroquial da sua igreja de preferência. Informe-os sobre a sua vontade de converter-se e você estará no caminho certo! Existem as aulas para adultos, RICA (Rito de Iniciação Cristã de Adultos), para todos aqueles que desejam converter-se dentro de um período, fornecendo um enquadramento social para assimilar a experiência. Contudo, antes de começar, terá que passar por um processo chamado pré-catecumenato, que basicamente significa conversar com um padre, refletir e ir às missas com frequência. Não é tão intimidador como soa, não é mesmo?

    • Às vezes, as igrejas funcionam como as escolas, nas quais você só pode ir naquelas designadas pela sua área geográfica. Caso encontre uma que seja longe e essa seja a regra na sua diocese, peça para a sua paróquia local escrever uma carta dando permissão para participar da igreja desejada.
    Imagem intitulada Become Catholic Step 8

    Converse com um padre ou diácono. Ele perguntará por que deseja tornar-se católico, conversará com você para ter certeza que é sincero no seu desejo e que sabe das condições da religião. Se ambos concordarem que você está pronto para seguir em frente, você começará o RICA.

    • Durante a missa, você (e todos que estiverem no mesmo “termo” que o seu) anunciará as suas intenções através da Celebração da entrada e Ritos para o tempo do catecumenato.[1] Não se preocupe, não é necessário falar em público. Com isso, você não estará mais no pré-catecumenato, mas terá dado o próximo passo para tornar-se um catecúmeno! [3]
    Imagem intitulada Become Catholic Step 9

    Comece a sua educação com as aulas RICA. Você aprenderá a história da igreja, suas crenças e valores, e a ordem apropriada de celebração da missa. Durante esse estágio, pode ser que participe por apenas parte da missa, deixando o local antes da Comunhão, já que você pode não receber a Eucaristia até que tenha de fato entrado na igreja.

    • Contudo, há muitas outras maneiras de se envolver! Você receberá a unção, participará nas orações e estará envolvido com a comunidade. Sem contar que em quanto mais aulas for, mais perto estará do final, portanto, faça as coisas no seu tempo certo e aproveite para desfrutar ao máximo dos ensinamentos.
  2. Complete esse período com o auxílio de um padrinho ou madrinha. A maior parte das aulas RICA ocorrem durante um ciclo litúrgico. Desse modo, você participará de todos as celebrações, jejuns e feriados. Nesse decorrer, você ganhará um padrinho ou madrinha — ou poderá escolher um que já tenha em mente. Essa pessoa estará disponível para ajudá-lo, respondendo quaisquer perguntas que tenha.

    • Também pode ser necessário que você esclareça qual é o seu estado civil. Se for divorciado, mas não recebeu uma anulação, então precisará obter uma antes de tornar-se católico. Se for casado, mas não aos olhos da igreja católica, então pode ser necessário casar novamente (ou ter o seu casamento abençoado), o que pode ser feito através de um agendamento.Imagem intitulada Become Catholic Step 10
Parte4

Entre na igreja

  1. Dê início ao período de purificação e iluminação. Quando o fim do ciclo litúrgico estiver perto, você será denominado um “eleito”. Essa é a etapa na qual você se prepará para três celebrações públicas: Rito de Eleição, Rito de Preparação Imediata e Celebração dos Sacramentos de Iniciação na Vigília Pascal.

    • Os dois primeiros citados ocorrem no início da Quaresma. Quando os 40 dias estiverem terminados, na Vigília Pascal você fará o batismo, Confirmação e Eucaristia.
    Imagem intitulada Become Catholic Step 12
  2. Torne-se um católico completo. Depois da Vigília Pascal (um evento memorável), você será com orgulho um membro valioso da igreja católica. Todo aquele trabalho e estudo valeu a pena, agora você está pronto para seguir em frente. Bem-vindo!

    • Caso esteja curioso, não é necessário que faça nada para os Sacramentos. Comparecer com um sorriso no rosto e com boas intenções é todo o necessário. Não é preciso memorizar ou fazer nada, também não há um teste final. A igreja está feliz por você simplesmente estar lá. O padre cuidará de tudo!
  3. Imagem intitulada Become Catholic Step 13

    Comece o período de mistagogia. Parece um nome mágico, não? Tecnicamente, esse é um processo para a vida toda para aproximar-se de Deus e examinar as suas crenças católicas profundamente. Mas na prática, ele termina aproximadamente no Pentecostes e é um nome bonito para a exploração da sua experiência na catequese.

    • Algumas igrejas podem continuar a ensiná-lo (mais como uma orientação quando necessário) por até um ano, já que você ainda é considerado um novato. Faça todas as perguntas que precisar, eles estão disponíveis para ajudar. Depois disso, você estará pronto para sair voando do ninho para os céus!

Dicas

  • Mesmo que esteja apenas fazendo perguntas, mas não tiver certeza se deseja tornar-se católico, você pode aproximar-se de um padre, diácono ou membro da paróquia para ter suas dúvidas sanadas. Eles provavelmente estarão mais que dispostos a marcar um horário para conversar com você.
  • Normalmente, as igrejas católicas fazem vários serviços comunitários voluntários, como alimentar os moradores de rua, passar um tempo com os idosos ou órfãos. Isso normalmente representa a maior parte dos eventos sociais da igreja e é uma ótima maneira de conhecer outros membros católicos enquanto faz um serviço valioso para a comunidade.
  • Caso não entenda ou considere desconhecida alguma parte da missa ou da tradição católica, pergunte a um padre a respeito ou na catequese.
  • Se você foi batizado antes na forma Trinitária “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, então o seu batismo é válido e não há necessidade de ser batizado novamente. Se você não foi batizado ou foi batizado com uma forma não Trinitária, então precisará ser batizado na igreja católica.
  • Muitos missais têm a ordem da missa com as respostas e indicando os momentos de sentar, levantar e ajoelhar.
  • Ore todas as noites e manhãs. Dessa forma, você passará a Deus o seu apreço e gratidão.
  • A igreja católica é normalmente identificada pela culpa e ordens restritas. Depois de participar de algumas missas e conhecer alguns católicos, você verá que essa é uma caracterização injusta.
  • Você pode pedir indicações de outros livros católicos aos instrutores da catequese, padre ou ao seu padrinho ou madrinha.
  • As aulas RICA não significam que aprenderá tudo que precisa saber sobre a fé católica de uma só vez, elas servem para dar dicas sobre os aspectos mais importantes e inspirá-lo a saber mais. Essa jornada espiritual é eterna e constante. Apenas porque você terminou com o RICA, não quer dizer que terminou de aprender sobre a sua nova fé.

Avisos

  • Até que torne-se um membro da igreja católica, você não poderá receber a Eucaristia. É improvável que seja reprimido por qualquer ação, mas a igreja pede que você respeite as tradições. Os católicos acreditam que a Eucaristia é o verdadeiro corpo e sangue de Cristo, não apenas pão e vinho. Lembre-se que Paulo disse: “Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.” (1 Coríntios 11:27-29). Em suma, você comete um pecado mortal (que é gravíssimo), sendo que esses devem ser evitados, especialmente nesse caso, pois é só uma questão de aguardar até tornar-se católico.
    • Ao invés de receber a Eucaristia, aqueles que ainda não fizeram a Primeira Comunhão podem esperar na fila e no momento que chegarem no altar cruzar os braços na frente do peito, com as palmas contra os ombros. Isso indica ao padre que você deseja receber uma benção no lugar da Eucaristia. Importante: aqueles que não são padres não têm o poder de conferir bençãos na Comunhão; nesse caso, se não puder receber a Sagrada Comunhão, você deve permanecer sentado. Ninguém o reprimirá e você não causará uma confusão.
  • Acima de tudo, não se converta por outra pessoa. Faça-o apenas se essa for a sua real crença.
  • Existem muitas concepções errôneas acerca da igreja, o que podem fazer com que não queira realmente compreendê-la. Procure um amigo católico que conheça bem o catolicismo e ele provavelmente poderá responder melhor esses quesitos.
  • A igreja católica é uma instituição milenar; portanto, ela carrega uma grande quantidade de ritos e tradições. Se não tiver absoluta certeza que deseja ser parte dela, não tome os passos finais até que realmente acredite. Existem vários livros excelentes no mercado sobre as jornadas espirituais de outras pessoas. Comprá-los e lê-los pode ser bastante útil na sua jornada.
Anúncios