Vaticano recorda 50 anos da encíclia Popolorum Progressio

Cardeal Peter Tukson, Prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Integral – AP

31/03/2017 12:37

Ocorrem em 2017 50 anos da publicação da encíclica do Papa Paulo VI, Populorum Progressio (o Progresso dos Povos). Para marcar esta efeméride o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Integral organiza nos dias 3 e 4 de Abril, na Aula Nova do Sínodo, no Vaticano, um Congresso internacional intitulado: “Perspectivas para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral: 50 anos da Populorum Progressio” . O objectivo – lê-se num comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé – é aprofundar as perspectivas teológicas, antropológicas e pastorais da encíclica do Papa Montini.

No encontro participam membros dos Conselhos Pontifícios Justiça e Paz, Cor Unum, Migrantes e Itinerantes, Operadores Sanitários que, a partir de Janeiro deste ano foram reunidos num único Dicastério: o para o Serviço do Desenvolvimento Integral.

O Congresso abre-se segunda-feira com uma introdução do Prefeito deste Dicastério, Cardeal Peter Turkson. Seguirá uma  apresentação do tema numa perspectiva antropológica pelo Cardeal Muller, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé. Depois os trabalhos prosseguem em quatro sessões relacionadas com a pessoa humana: corpo-alma; homem-mulher, pessoa-sociedade.

Para além de intervenções de peritos nos diversos sectores, prevêem-se testemunhos da forma como a Igreja age directamente a favor dos mais fracos. O Cardeal Secretário de Estado presidirá a uma celebração Eucarística segunda-feira na Basílica de São Pedro e na terça está prevista às 11.30 uma audiência do Papa aos participantes.

O Congresso será emitido em streaming no endereço http://www.corunum.va.

(DA)

Anúncios