O Guia da Semana Santa: Terça-Feira

Richard Kane – Fotolia.com

“Não restará pedra sobre pedra”

TERÇA-FEIRA DA SEMANA SANTA

Segundo Mateus, Marcos e Lucas, Jesus retorna mais uma vez a Jerusalém, onde é confrontado pelos dirigentes do templo quanto à Sua atitude do dia anterior: é que, ao retornar a Jerusalém e ver as práticas comerciais vergonhosas realizadas na área do templo, Jesus tinha reagido com zelosa indignação e expulsado os vendilhões por transformarem a casa de seu Pai num covil de ladrões (cf. Mateus 21, Marcos 11 e Lucas 19). O evangelho de João registra ainda que Ele repreendeu a incredulidade das multidões e o de Marcos, em 11,19, escreve que Jesus voltou para Betânia também nesta noite.

Já nesta terça-feira, as autoridades do templo questionam a autoridade de Jesus, que responde e ensina usando parábolas como a da vinha (cf. Mt 21,33-46) e a do banquete de casamento (cf. Mt 22,1).

Há também o ensinamento sobre o pagamento dos impostos (cf. Mt 22,15) e a repreensão aos saduceus, que negam a ressurreição (cf. Mt 22,23).

Jesus faz ainda a terrível profecia sobre a destruição de Jerusalém caso os seus habitantes não creiam nele, afirmando que não restará pedra sobre pedra (cf. Mt 24).

Continuemos a rezar com Jesus e a ouvir atentamente os seus ensinamentos finais, pouco antes da Paixão.

O GUIA DA SEMANA SANTA

Anúncios