Qual é o melhor horário para rezar?

Claudio de Castro 

Existe um momento ideal, em que Deus pode nos ouvir?

Você já se perguntou alguma vez qual é a melhor hora para rezar. Essa é uma pergunta que eu me faço sempre. Pode parecer bobagem, mas eu gostaria de chamar a atenção de Deus e saber qual o momento em que ele me ouve e atende às minhas orações.

Na Bíblia, encontramos exemplos de grandes orantes, pessoas que rezavam três vezes ao dia, inclusive na madrugada.

E Jesus, o que ele dizia?

“Propôs-lhes Jesus uma parábola para mostrar que é necessário orar sempre sem jamais deixar de fazê-lo.”  (Lucas, 18,1)

“Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos.” (Efésios 6,18)

Um dos livros que costumo recomendar é “O peregrino russo”. Você não imagina o quanto aproveito dessa leitura. O peregrino russo embarca em uma grande aventura em busca da resposta a uma inquietude muito particular e diz, em certa passagem:

 “Pela graça de Deus, sou homem e sou cristão, por meus atos, grande pecador, por estado, peregrino da mais baixa condição, andando sempre, errante, de um lugar ao outro… No vigésimo quarto domingo depois da Trindade, entrei na Igreja para orar. Estavam lendo a epístola de São Paulo aos Tessalonicenses, em que está escrito: “Orai sem cessar”. Essas palavras penetraram profundamente em meu espírito e eu me perguntei como seria possível rezar sem parar.”

Como o peregrino, eu embarquei em uma busca similar, cheio de inquietudes e da presença de Deus.

Parece que há horas para rezar que rendem muitos frutos espirituais.

Duas dessas horas me chamaram a atenção:

  1. Às três horas da tarde, hora da Misericórdia.

 “Às três da tarde em ponto, implore Minha misericórdia, especialmente pelos pecadores, e, embora seja por um breve momento, mergulhe em Minha paixão, particularmente no Meu abandono, no momento da agonia. Esta é a hora da grande misericórdia para o mundo. Eu te permitirei entrar em minha dor mortal. Nesta hora, eu não recusarei nada à alma que me pedir algo em virtude de Minha paixão” (Diário de Santa Faustina 1320)

  1. A madrugada

 “Durante a madrugada, quando ainda estava muito escuro, Jesus se levantou, saiu e foi a um lugar solitário. Lá, se pôs a rezar”. (São Marcos 1,35)

Eu quis ter a experiência de rezar durante a madrugada. Foi maravilhoso. E agora, com frequência repito.

Agora, conte-nos qual é a sua hora favorita para rezar.

Anúncios