Existe um sacramento específico para os solteiros?

Se o sacerdócio e o matrimônio contam com sacramentos próprios, por que não a vocação do solteiro?

Um leitor nos fez esta pergunta: existe um sacramento específico para quem opta pela vida de solteiro?

Não, não existe um sacramento específico para os solteiros. E por que não? Basicamente, porque não é necessário. Explicamos:

No tocante ao seu estado de vida, os solteiros já contam com os sacramentos da iniciação cristã, que são o Batismo, a Confirmação e a Eucaristia, e com os sacramentos de cura, que são a Confissão e a Unção dos Enfermos. Todos estes sacramentos estão ao alcance de todos os católicos devidamente preparados e não se vinculam ao seu específico estado de vida.

Os únicos dois sacramentos que se relacionam diretamente com o estado de vida da pessoa que os recebe são a Ordem, para os sacerdotes, e o Matrimônio, para as pessoas chamadas ao casamento. Trata-se dos sacramentos de serviço à comunhão e à missão: é que a vocação à vida sacerdotal ou à vida de casado envolvem novos e sérios compromissos inerentes a essas vocações específicas. Por transformarem substancialmente a vida do solteiro que é chamado ao sacerdócio ou ao matrimônio, estas duas vocações requerem graças sacramentais próprias – que não são necessárias a quem permanece solteiro.

Anúncios